Seguidores

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Ter cabelos crespos e bonitos não é tarefa fácil. As mulheres afro-brasileiras sabem bem o trabalho que dá para cuidar das madeixas.


 "O primeiro cuidado básico é escolher um bom profissional. Ele indicará os produtos que devem ser usados em seus cabelos. Hidratação também é fundamental, pois além da tendência ao ressecamento, a maioria destes cabelos contém química (alisamentos, relaxamentos, permanente afro). Fique atenta também na qualidade dos produtos que for usar, como secador, chapinha, etc"
 Assumir os cabelos crespos é a bandeira de muitas mulheres que procuram valorizar a beleza negra sem grandes alterações, tranças e dreads também dão estilo.

 as mulheres de cabelos crespos devem tomar mais cuidados do que as que têm cabelos lisos. Esse tipo de cabelo é normalmente mais seco e fino - e pede um cuidado especial.



Seu cabelo é crespo ou cacheado?


Está nos outdoors, nas ruas, nas passarelas. Hoje o mundo abre os olhos para a verdadeira beleza que reside na valorização das múltiplas culturas, etnias e estilos.

Nesse contexto, os cabelos crespos e cacheados, predominantes entre os brasileiros, vêm ganhando destaque. No entanto poucas pessoas sabem a diferença entre um e outro.

"Isso porque, basta ter um pouco de volume que a pessoa classifica seus próprios cabelos como crespos. Reconhecer o seu tipo real é importante para a busca de produtos adequados, que atendam às necessidades específicas dos fios", explica Ricardo Cassolari, proprietário do salão L`Autre Femme e consultor para cabelos da Natura.




Crespo sem definição

Esse tipo de cabelo é liso no trecho perto da raiz e crespo no comprimento e nas pontas. Em alguns casos, os fios ficam frisados, parecendo uma molinha 'arrepiada'. Nunca forma cachos definidos. Você pode assumir esse look - como faz a cantora de rap Nega Gizza - ou optar por permanente afro ou ondulação para definir os cachos. Nos casos em que o volume é excessivo, talvez seja preciso alisar. Tudo no salão. Em casa, você deve usar produtos para o tipo de cabelo que está no momento (relaxado, alisado…). Para um look natural, basta lavar, condicionar, aplicar mousse e deixar secar ao natural, sem pentear. Se quiser variar, faça escova e baby liss.


Cabelos crespíssimos

Crespíssimos: têm muito volume, com cachos bem pequenos (tipo carapinha) ou maiores. O corte curto é muito prático. Mas, se quiser assumir pra valer os crespos, faça um corte parecido com o da modelo Nélida (ao lado). Segundo Solange Dias, do salão Axé da Beleza, em São Paulo, o corte é feito em camadas superpostas, 'tirando' volume da nuca para baixo. Essa técnica ajuda a deixar os cachos definidos, quando modelados. Nélida, por exemplo, fazia relaxamento, mas, depois de cortar assim, deixou crescer e 'descobriu' como seus cabelos eram jeitosos e bonitos. E basta uma boa modelagem para mudar o visual. O cabeleireiro Paulo Persil, autor dos looks da modelo, ensina como ajeitar os fios com creme de pentear, roller e baby liss. Se optar por alisamento, relaxamento ou permanente afro, triplique os cuidados com os fios, que ficam mais ressecados e quebradiços. Nesses casos, opte por produtos à base de silicone e leave-in (sem enxágüe) com filtro solar. Outra opção é fazer trança Nagô, como a cantora Luciana Mello.



Cuidados com os cachos

Apesar das diferenças, o cuidado diário dos cabelos crespos e cacheados são bem semelhantes. Ricardo Cassolari ensina como cuidar de seus cachos.

Lave os cabelos com shampoo indicado para seu tipo de cabelo, massageando suavemente e evitando usar água muito quente.

Enxágüe bem os fios e, em seguida, aplique o condicionador, também massageando suavemente.

Enxágüe bem, novamente, para remover o condicionador.

Com os cabelos ainda molhados, aplique, em pequenas quantidades, o creme para pentear nas mãos e espalhe pelos fios na quantidade necessária.

Ao longo do dia, se sentir necessidade, aplique pequenas quantidades do creme para pentear. "Deve-se tomar o cuidado de não utilizar uma quantidade excessiva, o que deixaria os fios opacos e sem movimento"
.


Outras dicas importantes


Cabelos crespos e cacheados podem ser lavados todos os dias, desde que sejam usados produtos específicos e de qualidade.
Indica-se também a aplicação de uma máscara de tratamento intensiva, semanal ou quinzenalmente, conforme a necessidade do cabelo crespo ou cacheado.
O corte regular evita o ressecamento dos fios.

DICAS PARA MANTER OS CABELOS SAUDÁVEIS:


Evite penteá-los a seco. Para manter intacta sua estrutura, recomenda-se penteálos quando ainda estiverem úmidos.

Desenbarace-os cuidadosamente iniciando as pontas até chegar à raiz.

Não enxugue-os vigorosamente. Precione a toalha suavemente para absorver o excesso de água.

Durante a lavagem,massageie o couro cabeludo para estimular a produção de sebo protetor dos cabelos.

Utilize sempre produtos complementares como gel hidratante formador de cachos para deixa-los hidratados e flexíveis ou Spray Intensificador de brilho para ajudar a prevenir o ressecamento.


Manter os cabelos crespos brilhantes e sedosos não é uma tarefa fácil. A dificuldade está nas características naturais destes fios que por serem anelados (encaracolados) não permitem com que a oleosidade produzida pelo couro cabeludo chegue até as pontas.


Por causa dessa deficiência, os fios crespos precisam de cuidados especiais para se manterem hidratados. Daí a importância de utilizar produtos próprios para esta tipologia de cabelo.

Utilize produtos com ativos naturais de alto poder de hidratação como Manteiga de Cupuaçu, Babosa e Mel.
Evite dormir com os cabelos molhados.
Não force ao tentar desembaraçar os fios.
Use pente tipo garfo com dentes largos de preferência de madeira envernizada.
Para facilitar o penteado, aplique cremes sem enxágue específicos para seu tipo de cabelo.
Fios que já passaram por processos de relaxamento, necessitam de hidratações constantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário